ARTIGO APRESENTADO NO XXV SNPTEE (2019)

Projetos de Redes de Telecomunicações com Resiliência e Diversidade de Provedores para Geradoras e Transmissoras de Energia 

Maximizing Efficiency

in Telecommunications Network Operations with ConnectMaster.


Preencha o formulário e baixe o

artigo gratuitamente!

Ao informar meus dados, estou ciente das diretrizes da Política de Privacidade.


Resumo*


Empresas que operam linhas de transmissão de energia, parques eólicos e solares e plantas geradoras distribuídas necessitam conectar aplicações de gestão e operação dos sistemas e aplicações de comunicações corporativas e operativas entre localidades remotas e centros de controle e sedes operacionais, além de manter conexões de altíssima disponibilidade com o ONS.


Na maioria dos casos, precisam utilizar serviços de terceiros para montar parte de suas redes. A crescente automação do sistema eletroenergético exige uma quantidade crescente de pontos de presença, o suporte ao transporte de grandes quantidades de dados (inclusive vídeo) e uma latência mínima. As redes de comunicação apresentam requisitos de alta criticidade e resiliência, e a continuidade da operação em caso de falhas simples e até mesmo duplas.


As exigências de capacidade (transporte de grandes volumes de dados, voz e vídeo), baixa latência, flexibilidade de configuração, recuperação de falhas em tempo mínimo e resiliência tornam onerosos os contratos com os provedores de serviço, e nem sempre garantem a resiliência necessária, pois esta dependerá da resiliência que as redes e serviços subjacentes dos provedores de serviços possam oferecer em cada caso.


As novas necessidades fazem com que as empresas de energia busquem diversificar sua base de provedores de serviços de telecomunicações para obter ofertas competitivas de serviços, contar com uma resiliência aumentada ao usar recursos de comunicação de mais de um provedor de telecomunicações em cada localidade, e não depender dos termos de serviço de um provedor único.


Diante da evolução das tecnologias (principalmente, de serviços e redes baseados em pacotes) e tendo em vista as novas necessidades de diversidade, resiliência, garantia de banda e baixa latência, torna-se necessário reexaminar os critérios tradicionais e considerar o uso de redes estatísticas também para aplicações de missão crítica.


PALAVRAS-CHAVE

Resiliência, latência, automação, diversidade, APS, QoS, CoS 


*Trabalho apresentado no XXV SNPTEE (2019).


Autores

Cristiano H. Ferraz

CTO Netcon Americas

Engenheiro de telecomunicações pela Universidade Federal Fluminense (1978). Lidera equipes de consultoria em transformação digital, ministra cursos de pós-graduação em várias universidades latino-americanas e é autor de livros. Ferraz se dedica a novas tecnologias em redes de telecomunicações, incluindo transmissão óptica, RF e acesso. Ao longo de sua longa carreira, ele prestou serviços de consultoria a diversas operadoras de telecomunicações e empresas de serviços públicos nas Américas por meio da Netcon Americas, bem como por meio da ITU-T e PNUD.

Eduardo C. Langrafe 

COO Netcon Americas

Engenheiro de computação com MBA em Gestão Estratégica de Tecnologia da Informação, tem mais de 18 anos de experiência na área de telecomunicações com ampla atuação internacional em vendas técnicas e implantações de soluções de inventário OSS para gestão de redes físicas e lógicas em todo continente americano. . Langrafe é certificado pelo TM Forum como Gerente de Desenvolvimento de Negócios do eTOM Framework, pelo FTTH Council como Fiber to The Home Professional e Technical (CFHP / CFHT) e é Cisco Certified Network Associate na especialidade Routing and Switching.


Lyno Henrique G. Ferraz

Engenheiro eletrônico e de computação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, Mestre e Doutor em Ciências (M.Sc.) em Engenharia Elétrica pela COPPE/UFRJ.

Em 2015, ele foi pesquisador visitante na Université Pierre et Marie Curie (UPMC), Paris, França.

Possui uma sólida formação técnica e teórica, com mais de 8 anos de experiência em pesquisa e desenvolvimento no GTA/COPPE/UFRJ e mais de 25 publicações científicas (4 artigos em revistas internacionais, 20 artigos em conferências nacionais e internacionais e 3 capítulos de livros).

Sobre a Netcon Americas

Fundada em 1995, somos referência em consultorias e soluções integradas para redes de tecnologia da informação e comunicação.


Desde a nossa fundação, participamos do processo de desenvolvimento do mercado e das novas tecnologias de telecomunicações e seguimos dedicados a enfrentar os desafios do novo milênio, sempre priorizando a excelência na execução de nossos projetos, realizando entregas confiáveis e nutrindo relacionamentos de longo prazo com clientes e fornecedores.


Clique aqui para saber mais sobre nossas soluções.

© 2023 | Netcon Americas - Todos os direitos reservados